domingo, 27 de janeiro de 2013

O CICLO DA VIDA.
PARTIDA E CHEGADA
Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de
beleza rara.
O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor.
Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram.
Quem observa o veleiro sumir na linha do horizonte, certamente exclamará:
"já se foi".
Terá sumido? Evaporado?

Não, certamente. Apenas o perdemos de vista.
O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós.
Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas.
O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver. Mas ele continua o mesmo.
E talvez, no exato instante em que alguém diz: já se foi", haverá outras vozes, mais além, a afirmar: "lá vem o veleiro".
Assim é a morte.
Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos:
"já se foi".
Terá sumido? Evaporado?
Não, certamente. Apenas o perdemos de vista.
O ser que amamos continua o mesmo. Sua capacidade mental não se perdeu. Suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado.
Conserva o mesmo afeto que nutria por nós. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no outro lado.
E é assim que, no mesmo instante em que dizemos: já se foi", no mais além, outro alguém dirá feliz: "já está chegando".
Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a viagem terrena.
A vida jamais se interrompe nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos.
Cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que se resolva por desfazer-se do que julgar desnecessário.
A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas.
Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada.
Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajores da imortalidade que somos todos nós.

Pense nisso!

CHICO XAVIER-PELO ESPÍRITO DE ANDRÉ LUIZ

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

 
 
Certo dia adentrou na loja uma certa "senhora bastante obesa", e de cara a minha amiga pensou que não tinha nada na loja na numeração dela. Se sentiu apreensiva e constrangida naquela situação, vendo a senhora percorrer as araras em busca de algo que minha amiga sabia que ela não encontraria.
Ficou angustiada, porque não queria que a senhora se sentisse mal pelo tamanho das peças de roupas, se sentindo excluída e fazendo a questão sobre o seu sobrepeso vir à tona de forma implícita.
A senhora se dirigiu à minha atendente e disse :
“É... não tem nada grande, não é?
E a minha amiga, sem até aquele momento saber o que diria, simplesmente abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu:
“Quem disse??? Claro que tem!! Olha só o tamanho desse abraço! - E a abraçou com muito carinho.
A senhora então se entregou àquele abraço acolhedor e deixou-se tomar pelas lágrimas exclamando:“Há quanto tempo que ninguém me dava um abraço.”
E chorando, tal qual uma criança a procura de um colo, lhe disse:“Não encontrei o que vim buscar, mas encontrei muito mais do que procurava".
E naquele momento, através dos braços calorosos de minha amiga, Deus afagou a alma daquela criatura, tão carente de amor e de carinho.
Quantas almas não se encontram também tão necessitadas de um simples abraço, de uma palavra de carinho, de um gesto de amor.
SERÁ QUE DENTRO DE NÓS, SE PROCURARMOS NO NOSSO BAÚ, LÁ NAS PRATELEIRAS DA NOSSA ALMA, NO ESTOQUE DO NOSSO CORAÇÃO, TAMBÉM NÃO ACHAREMOS ALGO “GRANDE” QUE SIRVA PARA ALGUÉM?
 
 
"Chega uma hora em que você entende que o que as pessoas falam é só o que elas falam. E não o que você é. Não atinge, não incomoda, não ofende. Porque você só se culpa se sua consciência permitir. …E se ela está tranquila, qualquer tipo de ataque alheio é o mesmo que nada. Aí você aprende que cada um oferece o que tem. E você pára de revidar, de se preocupar, de se abalar com julgamento de quem vive de mal com a vida. Você percebe que atrai o que transmite, e passa a usar seu tempo só com quem te faz bem. E aí fica em paz. Porque a gente ganha uma briga quando ‘foge’ dela. “Dar ouvidos para a maldade é prolongar o mal."

Karla Tabalipa

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Depressão

A depressão tem a sua gênese no Espírito, que reencarna com alta dose de culpa, quando renteando no processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e de que não se resolveu por liberar-se em definitivo.
Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de criaturas na atualidade.
Se desejarmos examinar as causas psicológicas, genéticas e orgânicas, bem estudadas pelas ciências que se encarregam de penetrar o problema, temos que levar em conta o Espírito imortal, gerador dos quadros emocionais e físicos de que necessita, para crescer na direção de Deus.
A depressão instala-se, a pouco e pouco, porque as correntes psíquicas desconexas que a desencadeiam, desarticulam, vagarosamente, o equilíbrio mental. Quando irrompe, exteriorizando-se, dominadora, suas raízes estão fixadas nos painéis da alma rebelde ou receosa de prosseguir nos compromissos redentores abraçados.
Face às suas cáusticas manifestações, a terapia de emergência faz-se imprescindível, embora os métodos acadêmicos vigentes, pura e simplesmente, não sejam suficientes para erradicá-la. Permanecendo as ocorrências psicossociais, socioeconômicas, psicoafetivas, que produzem a ansiedade, certamente se repetirão os distúrbios no comportamento do individuo, conduzindo a novos estados depressivos.
Abre-te ao amor e combaterás as ocorrências depressivas, movimentando-te em paz na área da afetividade com o pensamento em Deus.
Evita a hora vazia e resguarda-te da sofreguidão pelo excesso de trabalho.
Adestra-te, mentalmente, na resignação diante do que te ocorra de desagradável e não possas mudar.
Quando sitiado pela idéia depressiva, alarga o campo de raciocínio e combate o pensamento pessimista.
Açodado pelas reminiscências perniciosas, de contornos imprecisos, sobrepõe as aspirações da luta e age, vencendo o cansaço.
Quem se habilita na ação bem conduzida e dirige o raciocínio com equilíbrio, não tomba nas redes bem urdidas da depressão.
Toda vez que uma ideia prejudicial intentar espraiar-se nas telas do pensamento obnubilando-te a razão, recorre a prece e à polivalência de conceitos, impedindo-lhe a fixação.
 Agradecendo a Deus a bênção do renascimento na carne, conscientiza-te da sua utilidade e significação superior, combatendo os receios do passado espiritual, os mecanismos inconscientes de culpa, e produze com alegria.
Recebendo ou não tratamento especializado sob a orientação de algum facultativo, aprofunda a terapia espiritual e reage, compreendendo que todos os males que infelicitam o homem procedem do Espírito que ele é, no qual se encontram estruturadas as conquistas e as quedas, no largo mecanismo da evolução inevitável.
Joanna de Ângelis.- Do livro Receitas de Paz, Capítulo 11, psicografia do médium Divaldo Franco.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

 

 

FAZER O EVANGELHO SOZINHO?VALE A PENA?!



Queridos,

Tem algum sentido fazermos Evangelho no Lar sozinho, sem a companhia de amigos ou familiares?

Sem me alongar, vai abaixo uma bela história do Chico Xavier. Bom proveito!

☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

Em meados de 1932, o "Centro Espírita Luiz Gonzaga" estava reduzido a um quadro de cinco pessoas, José Hermínio Perácio, D. Carmen Pena Perácio, José Xavier, D. Geni Pena Xavier e o Chico. 

Os doentes e obsidiados surgiram sempre, mas, logo depois das primeiras melhoras, desapareciam como por encanto. Perácio e senhora, contudo, precisavam transferir-se para Belo Horizonte por impositivos da vida familiar. 

O grupo ficou limitado a três companheiros. D. Geni, porém, a esposa de José Xavier, adoeceu e a casa passou a contar apenas com os dois irmãos. 

José, no entanto, era seleiro e, naquela ocasião, foi procurado por um credor que lhe vendia couros, credor esse que insistia em receber-lhe os serviços noturnos, numa oficina de arreios, em forma de pagamento. Por isso, apesar de sua boa vontade, necessitava interromper a frequência ao grupo, pelo menos, por alguns meses. 

Vendo-se sozinho, o Médium também quis ausentar-se.

Mas, na primeira noite, em que se achou a sós no centro, sem saber como agir, Emmanuel apareceu-lhe e disse:

- Você não pode afastar-se. Prossigamos em serviço.

- Continuar como? Não temos frequentadores... 

- E nós? - disse o espírito amigo. - Nós também precisamos ouvir o Evangelho para reduzir nossos erros. E, além de nós, temos aqui numerosos desencarnados que precisam de esclarecimento e consolo. Abra a reunião na hora regulamentar, estudemos juntos a lição do Senhor, e não encerre a sessão antes de duas horas de trabalho. 

Foi assim que, por muitos meses, de 1932 a 1934, o Chico abria o pequeno salão do Centro e fazia a prece de abertura, às oito da noite em ponto. Em seguida, abria o "Evangelho Segundo o Espiritismo", ao acaso e lia essa ou aquela instrução, comentando-a em voz alta. 

Por essa ocasião, a vidência nele alcançou maior lucidez. Via e ouvia dezenas de almas desencarnadas e sofredoras que iam até o grupo, à procura de paz e refazimento. Escutava-lhes as perguntas e dava-lhes respostas sob a inspiração direta de Emmanuel.

Para os outros, no entanto, orava, conversava e gesticulava sozinho... 

E essas reuniões de um Médium a sós com os desencarnados, no Centro, de portas iluminadas e abertas, se repetiam todas as noites de segundas e sextas-feiras. 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ASSIM SEJA
ORAÇÃO DE ENTREGA A JESUS DO ANO QUE SE INICIA

Senhor Jesus, assim como Te entregaste nas mãos do Pai, eu também venho agora a Ti me entregar.
Neste Ano Novo que se inicia Te entrego todo meu ser, corpo e alma, consagrando-os a Ti, abandonando-me totalmente em Tua mãos, e nada quero em mim reter.
Tudo é Teu: o meu passado, presente e futuro, o que me deste, os meus queridos, a minha família.
Confio a Ti o nosso sustento espiritual e material, pois creio na Tua providência divina.
As minhas preocupações, o meu fardo, também deposito diante de Ti.
Agradeço-Te por tudo e aceito tudo que assim permitires passar, pois creio fortemente que Tu me amas e confio incondicionalmente no Teu amor (Ágape) por mim. Amém!
ORAÇÃO DE ENTREGA A JESUS DO ANO QUE SE INICIA

Senhor Jesus, assim como Te entregaste nas mãos do Pai, eu também venho agora a Ti me entregar.
Neste Ano Novo que se inicia Te entrego todo meu ser, corpo e alma, consagrando-os a Ti, abandonando-me totalmente em Tua mãos, e nada quero em mim reter.
Tudo é Teu: o meu passado, presente e futuro, o que me deste, os meus queridos, a minha família.
Confio a Ti o nosso sustento espiritual e material, pois creio na Tua providência divina.
As minhas preocupações, o meu fardo, também deposito diante de Ti.
Agradeço-Te por tudo e aceito tudo que assim permitires passar, pois creio fortemente que Tu me amas e confio incondicionalmente no Teu amor (Ágape) por mim. Amém!


                  (Padre Marcelo Rossi)

MENSAGEM ESPÍRITA









Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

O Planeta terra passa por transformações e este ano vindouro evidenciará estas mudanças. Devemos nos unir, todos os trabalhadores da ultima hora, e buscar a transformação moral que tanto necessitamos e que tantas vezes adiamos em nome do comodismo e da ganância.

Estas mudanças trazem também a necessidade de agirmos com mais fraternidade e mais amor uma para com os outros. Distribuamos o que há de melhor em nós e combatamos as nossas imperfeições. Bato nesta tecla para que os trabalhadores desta casa possam esquecer a materialidade excessiva e buscar a desmaterialização, pois os bens materiais serão dados por acréscimo a cada um.

Não esqueçam que seguram a bandeira do Cristo e necessitamos agir como ele nos exemplificou. O mundo necessitará de todas as boas energias que pudermos jorrar de nossos corações.
Tenham fé e mantenham todos, as esperanças, pois as modificações melhorarão em o nosso orbe.

Fiquem com Deus e acolham Jesus em seus corações,

Lianda
Guia Espiritual do Núcleo Espirita Mensageiros do Bem

Mensagem psicografada na manhã de 30/12/2012 última Reunião Pública do ano no NEMB pela médium Walkiria Camelo.