"Sempre acreditei que é muito melhor termos uma série de religiões e várias filosofias, do que uma única religião ou filosofia. Isto é necessário por causa das disposições mentais diferentes de cada ser humano. Cada religião possui certas idéias ou técnicas características, e aprender sobre elas só pode enriquecer a fé de alguém."(Dalai Lama)
Dalai Lama
Dalai Lama é um monge budista Tibetano. O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama e é ao mesmo tempo líder temporal e espiritual do povo tibetano.Biografia
Tenzin
Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935,
numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de
Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que,
com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a
reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os
Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou
Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
Educação no Tibet
Sua Santidade o Dalai Lama começou sua educação
monástica aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas
maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura
tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez
se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; e Pramana,
lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e
teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame
final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de
Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa
(título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia 1ista). Em
complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e
matemática.
Responsabilidades de Líder
Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi
solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de
estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet. Em 1954, foi a
Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres
chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à
Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de
Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro
Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se
deteriorava rapidamente.
Seus esforços para alcançar uma solução pacífica
para o problema sino-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da
política chinesa, no leste do Tibet, dando origem a um levante popular.
Esse movimento de resistência espalhou-se por outras partes do País, e
em 10 de Março de 1959, Lhasa, a capital do Tibet, explodiu em um grande
levante. As manifestações da resistência tibetana exigiam que a China
deixasse o Tibet, reafirmando a sua independência.
Quando a situação se tornou insustentável, pediu-se
ao Dalai Lama que saísse do país para continuar no exílio a luta pela
libertação. Sua Santidade seguiu para a Índia, que lhe concedeu asilo
político, acompanhado de outros oitenta mil refugiados tibetanos. Hoje
há mais de 120.000 tibetanos vivendo como refugiados na Índia, Nepal,
Butão e no Ocidente. Desde 1960, Sua Santidade reside em Dharamsala, uma
pequena cidade no norte da Índia, apropriadamente conhecida como
"Pequena Lhasa", por sediar a sede do governo tibetano no exílio.
Desde a invasão chinesa, Sua Santidade apresentou
vários recursos às Nações Unidas sobre a questão tibetana. A Assembléia
Geral adotou três resoluções sobre o Tibet, em 1959, 1961 e 1965.
Reconhecimento universal e prêmios
Desde sua primeira visita ao ocidente, em 1973, a
reputação de Sua Santidade como acadêmico e homem de paz só fez crescer,
incessantemente. Nos últimos anos, um grande número de universidades e
instituições em todos o mundo têm lhe conferido Prêmios da Paz e títulos
de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento pelos seus escritos sobre a
filosofia budista e sua liderança a serviço da liberdade, da paz e da
não-violência. Um desse títulos, o de Doutor, foi conferido pela
Universidade de Seattle, em Washington, EUA.
O seguinte resumo da menção dessa Universidade
reflete a estatura de Sua Santidade: "No reino da mente e espírito, o
senhor se distinguiu na rigorosa tradição das universidades budistas,
alcançando o Grau de Doutor com as mais altas honras, com a idade de 25
anos. No âmbito de assuntos diplomáticos e governamentais, não obstante,
o senhor encontrou tempo para lecionar e registrou de forma escrita
seus sutis insights sobre filosofia e o significado da vida
contemplativa no mundo moderno. Seus livros representam uma contribuição
significativa não somente para o vasto corpo de literatura budista, mas
também para o diálogo ecumênico entre as grandes religiões mundiais.
Sua própria dedicação à vida monástica e contemplativa tem alcançado a
admiração não somente por parte dos budistas, mas também dos meditadores
cristãos, incluindo o monge Thomas Merton, cuja amizade e conversações
com o senhor eram extremamente férteis."
Ao apresentar o Prêmio de Direitos Humanos
Congressional Raoul Wallenberg em 1989, o Congressista Americano Tom
Lantos disse: "A luta corajosa de Sua Santidade o Dalai Lama o tem
distinguido como um líder dos direitos humanos e da paz mundial. Seus
esforços contínuos para cessar o sofrimento do povo tibetano através de
negociações pacíficas e reconciliação têm exigido dele enorme coragem e
sacrifício."
O Prêmio Nobel da Paz de 1989
A decisão do Comitê Norueguês do Prêmio Nobel de
conferir à Sua Santidade o Prêmio da Paz ganhou reconhecimento e aplauso
mundial. A citação diz: "O Comitê deseja enfatizar o fato de que o
Dalai Lama, em sua luta para a liberação do Tibet, constantemente se
opõe ao uso da violência. Ele, em vez disto, advoga soluções pacíficas
baseadas na tolerância e respeito mútuos para a preservação da herança
cultural e histórica de seu povo. O Dalai Lama desenvolveu sua filosofia
de paz com uma grande reverência por todas as coisas vivas, e um
conceito de responsabilidade universal que envolve toda a humanidade e
também a natureza. Na opinião do Comitê, o Dalai Lama vem se conduzindo
com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos
internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais
globais."
Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o
prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela
liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet. Em suas
considerações, disse: "O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a
verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será
libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio."
Ele também enviou uma mensagem de encorajamento
pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da
Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão. "Na China, o
movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em
junho deste ano. Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o
espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode
escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo.
Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e
ao mundo a face humana daquela grande nação."
Simplesmente um monge budista
Sua Santidade o Dalai Lama freqüentemente diz: "Eu sou simplesmente um monge budista — nem mais nem menos." Ele realmente segue os preceitos da vida de um monge. Vivendo em uma pequena cabana em Dharamsala, levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para meditar, e cumpre uma atribulada agenda de encontros administrativos, audiências particulares, ensinamentos e cerimônias religiosas. Conclui o dia, sempre, com orações.OUTRAS FRASES DE DALAI LAMA:
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto. |
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Se existe amor, há
também esperança de existirem verdadeiras famílias,
verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz.
Se não há mais amor dentro de você, se você
continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento
ou o nível de instrução que você tenha,
não importa o progresso material que alcance, só haverá
sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai
continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou
maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento
de toda prática espiritual é o amor. Que você
o pratique bem é meu único pedido.
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Determinação, coragem
e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso.
Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades.
Se estamos possuídos de uma inabalável determinação,
conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias,
devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
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Seria muito mais produtivo se as
pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender
a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar
de uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira.
Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão.
É quando padecemos os piores infortúnios que surgem
as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.
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