quarta-feira, 14 de novembro de 2012






RECEBI POR EMAIL E ESTOU POSTANDO AQUI,NA ÍNTEGRA.
      A Igreja e a mediunidade
      Estive, por estes dias, assistindo na Internet -,  http://www.youtube.com/watch?v=eaTPSAx2BT4&feature=related - à entrevista do comunicador espírita Alamar Régis com o padre Miguel Fernandes Martins, da cidade de Sobradinho, DF. Sabe-se o quanto são comuns, no meio clerical ou nas ordens religiosas, os fenômenos mediúnicos. Eclodem já no ambiente doméstico de famílias muito religiosas. Desconhecedores, no âmbito familiar, de outras opções espiritualistas, esses médiuns naturais são encaminhados para seminários ou conventos. Ali, a questão da mediunidade ou será tratada como coisa do demônio ou, dependendo da “santidade” e da piedosa submissão do agente, será interpretada como fenômeno miraculoso, capitalizado, então, pela Igreja como comprobatório das verdades eternas de que se proclama detentora. Assim tem sido por séculos, no histórico contexto de poder da Igreja em nossa cultura.
        O padre espírita
        O entrevistado de Alamar avaliou melhor o fenômeno. Entendeu tratar-se de uma faculdade natural. Assimilou alguns conceitos transmitidos pela entidade que diz incorporar: frei Fabiano de Cristo, um espírito bastante conhecido e prestigiado nos segmentos espíritas cristãos. Mas, nem por isso, Miguel deixou de ser padre. Passou a se qualificar como um “padre espírita”. Claro que isso lhe valeu reprimendas e discriminação nos meios eclesiásticos. Entretanto, e já que os tempos atuais levaram a Igreja, para poder sobreviver, a adotar um multifacetado pluralismo, o clérigo de Sobradinho talvez esteja inaugurando um novo segmento clerical. Ou seja, ao lado de categorias já muito conhecidas, como a dos padres cantores, dos padres carismáticos, dos padres aeróbicos e dos tantos sacerdotes pop-stars, celebrantes das showmissas, pode estar surgindo este novo segmento: o dos padres espíritas.
          Espiritismo impregnado de catolicismo
          O fenômeno não chega a ser uma novidade. Henrique Rodrigues, quando entre nós, costumava dizer que o espiritismo, no Brasil, estava dominado por padres e freiras. O irreverente escritor e conferencista espírita se referia às tantas e destacadas entidades espirituais de forte impregnação católica que, do outro lado, assumiram a orientação do movimento espírita deste “Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.  Essa orientação foi aceita pela turma do lado de cá, e entendida como a mais ajustada à alma do povo brasileiro. Talvez até o fosse, nos primórdios do espiritismo por aqui, quando praticamente 100% da população era católica.  Pergunta-se: ainda será ou já está na hora de reverter essa situação, diante do perfil predominantemente laico da sociedade dos dias atuais?
          Cheiro de sacristia
           Temos a tendência de festejar a adesão à chamada “fé espírita” desses padres que continuam padres. Vá lá que seja esse o único caminho inicialmente possível a pessoas com forte impregnação religiosa! Mas, no fundo, elas alimentam um sonho: o de que a Igreja se transforme e passe a aceitar oficialmente a mediunidade e até a reencarnação, como sugeriu o padre de Sobradinho. Seu desejo é permanecer nessa sonhada igreja “espírita”, renovada, mas ainda católica, apostólica, romana. O entrevistado de Alamar, vestindo batina, posando entre imagens de santos e mostrado distribuindo a comunhão a seus fieis, materializa a previsão de Allan Kardec de que, à margem do espiritismo, surgiriam seitas adotando alguns de seus princípios, sem, no entanto, assimilar sua genuína natureza doutrinária.
           Nas conclusões de O Livro dos Espíritos, Kardec projetava um espiritismo em condições de assumir “o direito de cidadania entre os conhecimentos humanos”. Decididamente, para tanto, terá que se libertar desse cheiro de sacristia. Coisa que, pelo jeito, ainda levará algum tempo.

Comentário de Carlos Vieira da Silva 1 hora atrás
Sempre acredito que os caminhos (doutrinas, religiões) são vários, mas o ponto de chegada é o mesmo, Deus.
É fato que em todas as religiões existem os trabalhos espirituais, mudam-se os nomes, mas na prática e resultado espiritual é o mesmo. E isso é o mais importante, o maior exemplo de Jesus Cristo foi o Amor, em todos os momentos e situações. O Amor incondicional é o começo, meio e fim em tudo e a todo momento.
Orai e vigiai a todo instante. ( no nosso interior e ao nosso redor)... abraços
Comentário de Mariluce Paixão Ramos Gonçalves 3 horas atrás
Estamos todos a caminho da luz, não importa o caminho, o importante é caminhar no amor, na caridade e seguirmos os ensinamentos de Nosso Mestre Jesus. Beijos.
Comentário de ॐ ツLlena -Terapia da Alma ॐ ツ 3 horas atrás
Eu penso que a maioria, o são... mas que não podem falar disso abertamente... Se não o fossem como fariam o exorcismo então? É um caso a se pensar....
Adorei a matéria...
abraço
Leorena
Comentário de cristiano araripe costa lima 4 horas atrás
Bom dia Comunidade Espirita, existe um livro falando sobre a obra do Padre Pio da Italia, acredito muito na Mediunidade dele, por diversas razões e com algumas que presenciei em sua Obra e testimonho de outras pessoas referente na época da Guerra. Tem muito a ver com o texto acima referente a Igreja e a Mediunidade.
Muita Luz a todos! 
Comentário de Acácio Saraiva 14 horas atrás
Parabéns pelo texto, há tempos faço a oração de Frei Fabiano de Cristo, quando bem há pouco tempo assisti este vídeo clipe mencionado pelo amigo e fiquei maravilhado com a entrevista deste dócil padre. Concordo que a Igreja tem de mudar, ou seja já está mudando. Quanto a este novos padres pops stars, alguns são médiuns auditivos, como aquele que em seu programa de rádio diz que está em unção com o Espírito Santo, nada mais é do que seu guia espiritual, falando com ele, mas a Igreja ainda não aceita a mediunidade. Abraços.
Comentário de Regina Célia Brandão Machado 18 horas atrás
Po8s é.... algumas déc adas dedmorará, com certeza
Comentário de NADIA ZAIM PEREIRA 18 horas atrás
TIVE UM AMIGO POLONÊS , QUE CONSEGUIU SE INFILTRAR NA  IGREJA SÃO BENTO, ONDE  FAZIAM DESOBSSESSÃO NO PORÃO  DA IGREJA, PARA ELES ERA EXORCISMO, MAS  PELA DESCRIÇÃO  DE MEU AMIGO ASSEMELHAVA-SE  AO TRABALHO MEDIÚNICO  DE DESOBSSESSÃO, REALIZADO NO CENTRO ESPÍRITA. CONHECI TAMBÉM UM PADRE, QUE ENCONTREI NO CENTRO ESPÍRITA TOMANDO PASSE, PERGUNTEI:-PADRE REGINALDO, O QUE FAZ AQUI?! ELE ME RESPONDEU, EU TAMBÉM PRECISO  TIRAR  AS MÁS INFLUÊNCIAS... ELE ADMINISTRA MISSAS EM GUARULHOS!
Comentário de maria santos 21 horas atrás
é meu amigo a verdade é como o sol não á peneira que cobre, e muito em breve todos até mesmo os que se diz
evangélicos vão ter que ver que fora da reencarnação não tem solução
Comentário de Simplicio Oliveira da Fonseca 21 horas atrás
Para complementar o comentário infra, informo que o título do livro  é  "NOVAS UTOPIAS, do Espírito Dom Helder."  Há também uma entrevista realizada pelos editores (deve ser um jornal ou revista espíritas) com o espírito comunicante.  Muita luz  e paz.
Comentário de Simplicio Oliveira da Fonseca 21 horas atrás
Na verdade não importa a religião e sim o sentimento de religiosidade acompanhado das práticas do amor  ao próximo e da caridade transmitida por Jesus.   Sobre este aspecto vi comentário em e-mail com seguinte título: "CATÓLICOS ACEITAM LIVRO PSICOGRAFADO DE DOM ELDER CÂMARA". O  texto aborda o lançamento no mercado cultural de  um livro nediúnico trazendo reflexões de um padre depois da morte, Dom Elder... Diz que o livro foi psicografado pelo médium Carlos Pereira, da Sociedade Espírita Ermance Dufaux de Belo Horizonte e que foi prefaciado pelo Monge beneditino e teólogo MARCELO BARROS, que durante  nove (9) anos foi secretário do Bispo, para a relação ecumênica com as Igrejas Cristães e  de outras religiões. Muita luz  e  paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário